Afinal, quais são os principais exames de rotina

Tempo de leitura: 6 minutos

O corpo, apesar de ser composto por elementos biológicos, possui um funcionamento muito semelhante ao de um carro. Todas as peças precisam estar bem para ele funcionar. Você já pensou em deixar seu carro sem fazer revisões? O perigo é grande! E é exatamente por isso que nós, de tempos em tempos, devemos fazer uma “revisão” do nosso corpo para observar como anda o funcionamento de nossas “peças” e certificar que qualquer problema possa ser solucionado.

Conhecido como check up, os exames de rotina são as principais ferramentas que os médicos possuem para avaliar a saúde do corpo. Eles servem para os profissionais de saúde encontrar doenças existentes ou prevenir o surgimento delas, dessa forma, é extremamente importante que esses exames sejam feitos no mínimo uma vez no ano. No caso de pessoas que possuam alguma condição específica de saúde, a frequência dos exames pode ser maior. Os principais exames que compõem o check up analisam o sangue, a urina e as fezes do paciente.

Quais são os exames de sangue de rotina?

No sangue, o médico conseguirá ver uma soma de fatores que dizem respeito à saúde. O hemograma verifica os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucócitos, células de defesa), plaquetas (coagulação sanguínea). Já a glicemia em jejum irá medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente podendo identificar casos de diabetes e pré diabetes, e também fazer o controle de quem já faz o tratamento da doença.

O cálculo do colesterol e triglicérides serve para medir a quantidade de gordura no sangue, pois, o seu aumento provoca entupimento dos vasos sanguíneos, podendo causar infarto e AVC. O funcionamento do fígado é medido pelos índices de TGO e TGP, que mostram alterações causadas por lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto. Os exames de TSH e T4 livre servem para verificar como a tireóide atua na regulação dos hormônios de nosso corpo, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo. Além destes, o exame que mede o ácido úrico é realizado para controlar sua presença, pois, cristais do ácido podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal.

Para que fazer os exames de fezes e urina? 

Nos exames de urina e fezes são analisados mais componentes que servem de base para avaliar a saúde. Na urina, o médico observa se há a presença de infecções ou sangramentos no sistema urinário, além de examinar a eliminação excessiva de cristais de sais, bili e glicose que podem indicar a existência de doenças. Nos exames de fezes são verificadas as condições do intestino e outros órgãos, tais como distúrbios do fígado e dos ductos biliares e síndromes de má absorção de nutrientes. Além disso, o exame também faz a detecção e identificação das bactérias ruins e parasitas que precisam ser eliminadas. 

Avaliação cardiológica

A avaliação de rotina também inclui exames complementares que não dependem da coleta de material biológico, mas que também possuem importância: a avaliação do coração. O coração, veias e artérias são uma das principais funções que nos mantêm vivos, pois, é através do seu funcionamento que o sangue circula no corpo, oxigena os órgãos e fazem o transporte de substâncias. Os exames de rotina do coração são o eletrocardiograma, o ecocardiograma e o teste ergométrico.

O eletrocardiograma mede, através de eletrodos fixados no peito, a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar a existência de problemas cardíacos. O ecocardiograma é um ultrassom do coração que fornece imagens obtidas através de ondas sonoras e cores que avaliam o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas e indicam a presença de anormalidades no órgão. Já o teste ergométrico, é o exame que monitora os batimentos cardíacos durante um esforço físico em que o paciente é colocado para fazer esteira ou andar de bicicleta.

Homens e mulheres fazem exames de rotina específicos? 

A resposta para essa dúvida é sim, e com certeza as especificações são muito importantes para a saúde e bem estar da mulher e do homem. As mulheres além dos exames gerais, ainda devem fazer os exames ginecológicos de rotina, sendo os principais o papanicolau, ultrassonografia transvaginal e mamografia. O papanicolau analisa as alterações nas células do colo do útero a fim de perceber o quanto antes o surgimento de câncer. A ultrassonografia transvaginal é um exame de imagem não invasivo, capaz de avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher. A mamografia é a radiografia do tecido mamário que identifica a normalidade e possíveis anormalidades, como nódulos nos seios. O exame é necessário para identificar precocemente o surgimento do câncer de mama. 

No caso dos homens, dois exames são necessários para averiguar a saúde , principalmente para prevenção do câncer de próstata: a dosagem PSA e o exame de toque. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. O PSA é o antígeno prostático específico presente no sangue. Através da medida do seu índice o médico saberá se o paciente pode estar com suspeita de alterações na próstata. Já o toque retal consiste na ação do médico de palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque rápido e indolor, apesar de alguns homens relatarem incômodo e terem enorme resistência em realizar o exame.

Em resumo, os exames fazem parte do cuidado rotineiro com a saúde. A maioria dos exames, principalmente de sangue, urina, e coração além de terem de ser feitos todos os anos, também são necessários para o compor os exames de risco cirúrgico, que são utilizados para liberar o paciente para realizar uma cirurgia com segurança. O risco cirúrgico tem duração de apenas três meses e tem que ser refeito caso sua validade seja ultrapassada. Estar com o check up em dia é um dever de todos, não perca tempo!

Quer se manter informado sobre assuntos como este? Acesse o Site do Hospital Forma e siga-nos nas redes sociais:FacebookInstagram.